A Selecção Nacional de Andebol feminino, na categoria de Sub-20, encontra-se desde a noite de ontem em Harare, capital do Zimbabwe, para participar na edição-2025 da IHF Trophy da Zona VI, prova que arranca hoje e se prolonga até sábado.
Hoje, na estreia, a partir das 12.00 horas, o combinado nacional vai medir forças com a Namíbia. O jogo terá lugar no Chitungwiza Aquatic Complex Hall, no centro da capital zimbabweana.
Moçambique está inserido no Grupo “A”, onde fazem ainda parte Lesotho e Malawi, que jogam entre si a partir das 9.00 horas no mesmo recinto.
Moçambique volta a jogar amanhã, desta feita diante do Malawi, a partir das 9.00 horas. Noutra partida do grupo, o Lesotho enfrentará a Namíbia.
Já na terceira jornada, na quinta-feira, Moçambique vai defrontar o Lesotho, e Namíbia bate-se com o Malawi. A prova é disputada por oito selecções divididas em dois grupos, passando duas em cada para as meias-finais que serão disputadas na sexta-feira.
Sábado é o dia reservado às finais. Além dos Sub-20, há ainda prova em Sub-18 que decorre em paralelo, mas já sem participação de Moçambique.
O combinado nacional, composto por 20 atletas, na sua maioria do Ferroviário de Maputo e Sansão Muthemba, é comandado por Leonor Marizola, coadjuvada por Angelina Maribatana. Moçambique é um dos candidatos ao título em Harare.
EIS AS CONVOCADAS:
Nilda Comé; Núrcia Conceição, Celeste do Rosário, Yula Nhamuchua, Carolina Sitóe, Catarina Sitóe, Elsa Give, Dércia José (Fer. Maputo). Lina Machaieie, Vânia Machavane, Gertrudes Mbatsana, Lília Mutovo, Jacinta Nharreluga, Nília Manhiça e Fátima Malate (Sansão Muthemba).
Rabia Omar, Janete Ouana e Assília Tembe (Matchedje). Felizarda Zandamela (Costa do Sol) e Filomena Sumbana (Ajax do Zimbabwe).