Connect with us

FUTEBOL

MARINGULE ESTREIA-SE AMANHÃ NO MUNDIAL DE QATAR

MARINGULE ESTREIA-SE AMANHÃ NO MUNDIAL DE QATAR

O árbitro internacional moçambicano, Arsénio Maringule, vai actuar, amanhã, às 23:00horas, no Ahmad Bin Ali Stadium, como segundo assistente no jogo entre as selecções da Bélgica e Canadá, em desafio a contar para a primeira jornada da 22.ª edição do Campeonato Mundial de Futebol FIFA-2022, que se disputa desde domingo, devendo terminar em 18 de Dezembro próximo.
O quarteto de arbitragem será liderado pelo zambiano Janny Sikazwe, este que esteve envolvido numa arbitragem polémica na vitória do Mali sobre a Tunísia (1-0), no desfecho da primeira jornada do Campeonato Africano das Nações (CAN) disputado nos Camarões de 9 de Janeiro a 7 de Fevereiro deste ano.

A par de Maringule, consta também na lista o experimentado angolano, Jerson Emiliano Dos Santos que desempenhará as tarefas de primeiro assistente. O quarto árbitro será o japonês Yoshimi Yamashita.
O auxiliar moçambicano integra o lote de 69 assistentes indicados pela FIFA para dirigirem o Mundial, fazendo a sua estreia na mais importante competição futebolística do mundo, depois de ter estado presente na edição do CAN, tal como foi mencionado anteriormente. Dos 129 juízes, 36 são árbitros principais, 69 assistentes e 24 árbitros assistentes de vídeo (VAR).
No seu percurso, o engenheiro químico e árbitro de 35 anos conta com a participação nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2021.

Vale lembrar que na região da COSAFA foram nomeados para este Mundial seis árbitros a saber: Jerson dos Santos (Angola), Arsénio Maringule (Moçambique), Souru Phatsoane (Lesoto) e Zakhele Siwela (África do Sul), todos assistentes, sendo que Janny Sikazwe e o sul-africano Victor Gomes assumem o papel de árbitros principais.
De acordo com o Comité, os árbitros foram escolhidos em estreita cooperação com as seis confederações, com base na sua qualidade e nos desempenhos apresentados em torneios da FIFA, bem como em outras competições internacionais e nacionais nos últimos anos.
Pela primeira vez na história do Mundial, o Comité de Árbitros da FIFA nomeou também três árbitras e três árbitras assistentes.

Leia mais…

+ Lidas da semana

More in FUTEBOL